Brazitaly
Samuel Valentim
Celebração

Seminarista Carlos Antônio recebe os ministérios de Leitor e Acólito em Oeiras

Celebração aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

20/07/2020 17h10Atualizado há 4 meses
Por: Lameck Valentim
Fonte: Diocese de Oeiras

Seguindo as orientações cabíveis da Diocese de Oeiras, da CNBB e da Vigilância Sanitária, celebrou-se no dia 16 de julho, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, celebração na qual o seminarista Carlos Antônio recebeu os ministérios de leitor e acólito, mais um passo em preparação para o sacerdócio.

Presidida pelo Bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre e concelebrada pelos padres Possidônio Barbosa, Vigário Geral da diocese e pároco da paróquia Nossa Senhora da Vitória; Benedito Macedo, pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário; João Francisco dos Santos, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Canindé; José Francisco de Sousa, Pároco da Paróquia São José, em Bela Vista do Piauí e Lael Rubem, Vigário Paroquial da Paróquia Sagrada família, em Oeiras; e pelos seminaristas Wellington da Silva, Valci Francisco, Abraão Galvão, Nailson Santos e Israel Ferreira. Na assembleia presente fisicamente, as equipes de Liturgia e Comunicação e de casa o fieis acompanharam através das redes sociais..

O seminarista Carlos Antônio é oriundo da Arquidiocese de Natal – RN e está cursando o 4º ano da teologia. Com o ministério de Leitor, o seminarista se tornará leitor oficial das Sagradas Escrituras na liturgia, recebendo assim a função de anunciar e ensinar as Escrituras, pela pregação, vida e oração. E com o ministério de acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão.

Após a homilia, Dom Edilson Nobre entregou ao seminarista Carlos a Sagrada Escritura confiando-lhe: “Recebe o livro da Sagrada Escritura e anuncia fielmente a Palavra de Deus, para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens”, em seguida entregou-lhe a patena com o Pão dizendo-lhe: Recebe este  Pão para a celebração da Eucaristia, e vive de tal modo que possas servir dignamente a mesa do Senhor e da Igreja”.

Ao final da Celebração Eucarística, o seminarista Carlos  Antônio agradeceu a todos que contribuíram na sua caminhada: “O Senhor nosso Deus nos concede sua Graça todos os dias, de modo particular com esta data tão significativa, festejamos hoje a Virgem Maria com o titulo de Nossa Senhora do Carmo. De modo especial, recebi da Igreja a graça de ser instituído Leitor e Acólito. Neste dia expresso minha alegria. Que minha oferta de vida a Deus seja um sinal de obediência à voz que chama, conduz e sempre surpreende.  E ao mesmo tempo também reconheço que tudo em minha vida é dom dratuito de Deus, que não escolhe seus instrumentos de acordo com os critérios humanos. Portanto, é o próprio Senhor que nos diz: “Não foste vós que me escolheste, mas eu vos escolhi”(Jo 15,16). Todo processo formativo tem períodos a serem realizados e nessa caminhada formativa em meio a tantas alegrias e dificuldades, hoje dou um passo a mais nesse caminhar. Mas tendo a certeza de que há muita água para passar por debaixo da ponte. ‘Para todo esforço há fruto (Pr 14,23)’. Agradeço de coração a todas as pessoas que rezam e me incentivam a cada dia para que eu renove o meu Sim. Aos meus Pais que estão no RN. Aos meus queridos amigos(as), afilhados(as) do RN; ao Pe. João Maria dos Anjos, ao qual agradeço pela atenção e mando um abraço e peço que repasse esse abraço aos paroquianos de Santa Luzia; a você que está nos acompanhando pelas redes sociais. Meu agradecimento a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário onde me congratulo com as diversas pastorais e serviços na pessoa de seu Pároco Pe. Benedito. Aos Padres que se fizeram presentes nesta celebração, aos meus irmãos seminaristas que aqui se encontram e também aos que acompanham pelas redes sociais. Por último e não menos importante, a está igreja particular de Oeiras na qual fui inserido. E finalizo que se expressarmos gratidão pelo que temos, teremos mais por que expressar a gratidão, por isso sou grato ao senhor Dom Edilson, muito Obrigado e conte sempre comigo, minhas orações e apoio”, pontuou.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias