Brazitaly
Samuel Valentim
Turismo

Oito praias e sete cachoeiras para curtir no Piauí após a pandemia

Opções de viagens pelo Piauí para quando a pandemia acabar.

30/07/2020 17h33
Por: Lameck Valentim
Fonte: Meio Norte

O litoral do Piauí é o menor do Brasil. São apenas 66 km de extensão litorânea. Mas esse pedacinho de Nordeste esconde belezas que muitas pessoas que moram na região nem conhecem. Que tal seguir as dicas?

Crédito das fotos: Lucrécio Arrais.

 1- Praia da Atalaia

A mais urbana e movimentada das praias de Luís Correia abriga quiosques rústicos e muitos restaurantes na orla, que agitam a região e são ótima opção para os visitantes curtirem toda beleza do litoral local saboreando petiscos e bebidas refrescantes. A orla foi urbanizada e conta com um ótimo calçadão ideal para caminhadas, corridas e pedaladas. A larga faixa de areia clara e firme convida a longas caminhadas e é concorrida durante o verão, férias e feriados.

 2- Praia do Coqueiro

O movimento da maré permite um banho vigoroso na maré cheia e piscinas naturais na maré seca, com a tonalidade verde turqueza. A Praia do Coqueiro, em Luís Correia, concentra muitas casas de veraneio e é um grande "point" no Carnaval e Réveillon.

 3- Pedra do Sal

A única situada na cidade de Parnaíba, localizando-se a 15km da sede do município parnaibano.

A Praia da Pedra do Sal se encontra na Ilha Grande de Santa Isabel, uma ilha fluvial do Delta do Parnaíba. O acesso está disponível pela rodovia PI-116, que dá acesso da praia até as cidades de Ilha Grande e Parnaíba.

A Pedra do Sal é dividida em duas partes: o lado Manso e o lado Bravo. O lado Manso tem poucas ondas, é de baixa movimentação e boas condições para pescaria e descanso. O lado Bravo é útil para esportes radicais como surf e kitesurf, é a mais frequentada por turistas.

 4- Praia do Arrombado

A praia de água esverdeada tem um banho mais agitado, mas incrivelmente relaxante. É preciso ficar atento ao movimento da maré para não ser levado por Iemanjá. De brinde você pode ser presenteado com um belo pôr-do-sol ante às matas de cocais que circundam a região.

 5- Carnaubinha

Com acesso através de dunas, a pequena faixa de areia que fica após um famoso resort tem um verdadeiro "ofurô" de pedras, formando uma piscina com o fundo de areia branca.

 6- Barrinha

No extremo do litoral piauiense, já chegando no Ceará, é lindo. A Barrinha, região de praia que fica depois do município de Cajueiro da Praia, esconde uma faixa de oceano intocado e repleto de belezas. Das águas claras ao pôr do sol em tons de rosa, a Barrinha é um dos mais lindos cantinhos dos 66 km de litoral piauiense.

 7- Macapá

 

A Praia de Macapá é um destino internacional para o kite surf, mas não são todos os piauienses que conhecem esse verdadeiro paraíso incrustado no pequeno litoral do Estado. Com um movimento de águas bem diferente das outras praias, o Macapá é um verdadeiro caldeirão de mistura entre mangue, praia e rio.

 8- Barra Grande

 

Esta praia isolada no extremo norte do país é mais parecida com a paisagem do Caribe do que com o resto do Nordeste. Em vez de trechos de areia cercados por Mata Atlântica, está em uma faixa superestreita de terra com nada menos que 66 km de extensão, em meio a coqueirais esparsos. Na orla, algumas casas e pouquíssimas pousadas. Tem vento forte o ano inteiro, por isso é tão comum ver veleiros e praticantes de kitesurf. Localizada no município de Cajueiro da Praia, Barra Grande tem uma característica curiosa: abriga uma vila de pescadores engajados na preservação dos cavalos-marinhos. Não espere nem um tipo de sofisticação no serviço ou na gastronomia – que, apesar disso, é deliciosa, repleta de peixes frescos e frutos do mar.

Quedas d’água formam espetáculo para os visitantes

 Muita gente não sabe, mas o Piauí esconde belas cachoeiras em toda sua extensão territorial. Algumas só existem no período das chuvas, e a época ideal para visitá-las são entre fevereiro e março. Mas é necessário tomar cuidado com as chamadas trombas d’água, pois no período chuvoso elas são comuns e podem causar acidentes.

As trombas d’água são o acúmulo de água que seguem no leito d’água e caem rapidamente pela cachoeira após uma chuva repentina.

 1- Cachoeira da Formosa

A Cachoeira da Formosa fica em União e tem acesso por uma propriedade particular, por isso é necessário pagar um ingresso para adentrar ao espaço. Frondosa e com chão de laje, é preciso tomar cuidado para não escorregar na chegada. A vista vale super a pena.

Crédito da foto: Facebook da Cachoeira da Formosa.

 2- Cachoeira das Arraias

 

Arraias é apenas o nome desta bela queda d’água que fica no município de Castelo do Piauí. O bicho não costuma aparecer na cachoeira, dizem. O acesso ao local é feito através de uma trilha simples de 10 minutos de caminhada. A cachoeira é alimentada pelo Riacho da Palmeira, que deságua no Poti após cair na piscina natural formada na cachoeira.

Crédito da foto: Conheça o Piauí.

 3- Cachoeira da Campeira

 

Essa é a cachoeira de acesso  fácil. Fica na altura do município de Alto Longá, e talvez seja a mais visitada do Estado. Por essa razão também é uma das mais danificadas. Com a presença de pichações e lixo, a cachoeira merece um cuidado maior por parte das autoridades.

Crédito da foto: Conheça o Piauí

 4- Cachoeira do Urubu

Sem dúvidas, uma das mais grandiosas cachoeiras que você poderá ver. A Cachoeira do Urubu fica em Esperantina e é uma grande atração turística do Piauí. No entanto, em razão das força das águas, essa é apenas para admirar. O banho não é recomendado.

Crédito da foto: Conheça o Piauí.

 5- Cachoeira do Salto Liso

 

A cachoeira do Salto Liso se localiza em Pedro II - Piauí, a aproximadamente 15km do centro da cidade. Com uma queda d'água de 30 metros com uma piscina natural de águas límpidas e multicoloridas, a cachoeira já está praticamente dentro do circuito do Festival de Inverno. A trilha é um pouco mais desafiadora aos iniciantes, mas a chegada vale muito a pena.

 6- Cachoeira da Pedra Negra

Localizada próxima ao município de Sigefredo Pacheco e há 40 km de Campo Maior, a Cachoeira da Pedra Negra é uma das mais imponentes do Estado. Bela e de água gelada, este é um destino que muitos piauienses também não conhecem. A melhor época para visitá-la é no período próximo ao fim das chuvas.

Crédito da foto: Lucrécio Arrais.

 7- Cachoeira do Covão

 

Essa cachoeira rende fortes emoções. Principalmente a chegada, através de uma descida íngreme por escadas e cordas. Pessoas com problemas de mobilidade podem enfrentar problemas para descer. Mas a vista é uma perfeição. Fica em Castelo do Piauí.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias