Brazi JN Rapidão
Serviços

Como melhorar o atendimento no serviço delivery e conseguir mais clientes

Dicas importantes para melhorar o seu serviço e diminuir as reclamações.

07/08/2020 09h21
Por: Lameck Valentim

Trabalhar com serviço delivery é uma ótima estratégia para expandir o faturamento dos restaurantes e demais estabelecimentos do setor alimentício, já que para isso a empresa não precisa ampliar seu número de mesas. No entanto, é comum que os donos de negócios do setor enfrentem desafios como horários de pico de atendimento, falhas na comunicação e excesso de espera por parte do consumidor. Um bom atendimento só é garantido quando os processos estão organizados e os funcionários são preparados para lidar com o público que pede telentrega. Para tanto, é importante fazer uso de todas as ferramentas e táticas disponíveis, desde treinamentos para a equipe até a implantação de soluções tecnológicas. Veja a seguir como melhorar o atendimento no serviço delivery e conseguir mais clientes!

 Divulgue o serviço

Por mais que o seu estabelecimento já seja conhecido, é essencial que o público fique sabendo de seu serviço. Por isto, uma vez que você tenha definido como ele vai funcionar é hora de divulgá-lo em sua região de atuação.

Os anúncios em redes sociais são uma excelente ferramenta para isto: ao fazer a segmentação, você pode atingir apenas o público local, que vive ou trabalha nos bairros que você vai atender. Outra vantagem é que as ações são mensuráveis, assim, você pode investir apenas nas que efetivamente dão resultado.

Ainda assim, não dispense a mídia especializada e também a offline. Você pode distribuir panfletos, em estabelecimentos comerciais locais e prédios residenciais. É uma poderosa ferramenta de divulgação!

Caso o serviço tenha restrições de produtos ou de zonas de entrega, deixe isto explícito nos materiais. Do contrário, você pode acabar com clientes frustrados, tudo o que você não quer!

 Faça a gestão de clientes

Um bom atendimento se inicia com uma boa gestão de clientes, que está diretamente ligada ao relacionamento que a empresa tem com seu público. Para isso, procure manter a sua lista de consumidores com todos os dados atualizados. Acompanhe  o histórico de compras e a maneira como se comportam. Assim, é possível fazer uma segmentação dos seus consumidores, planejando ofertas personalizadas que realmente sejam interessantes (via WhatsApp, e-mail marketing ou telefone). Você também pode disponibilizar prêmios ou descontos aos clientes que mais compram.

 Acompanhe as entregas e não minta sobre o tempo de entrega

É possível identificar em qual estágio o pedido se encontra (em aprovação, em produção, em entrega ou finalizado). E nunca mentir em quanto tempo o produto será entregue. Fale sempre o tempo real. Se for demorar, o cliente decidirá se espera. E é necessário cumprir o tempo estabelecido. Esse acompanhamento do estágio do pedido é fundamental para que nenhum consumidor fique esperando sua refeição por mais tempo do que o necessário.

 Mantenha a qualidade da comida

Em muitos casos, parte dos clientes que utilizam o serviço delivery são pessoas que já foram ao seu restaurante pessoalmente, no caso dos que possuem espaço físico. Com isso, é inevitável comparar a refeição recebida em casa àquela servida no estabelecimento. Uma das maiores decepções que o público pode ter é notar que os produtos do delivery têm qualidade inferior aos serviços no restaurante. Portanto, garanta o padrão da cozinha e certifique-se de que nenhum prato vai perder suas características durante o transporte.

 Prepare seus colaboradores para o atendimento

Para conquistar mais consumidores e aumentar seu lucro, você deve focar em um ponto fundamental: o atendimento ao cliente — seja presencial ou à distância. Logo, é preciso preparar a equipe para auxiliar os compradores da melhor maneira possível. Os colaboradores devem desenvolver uma comunicação clara e gentil. Também precisam aprender a trabalhar com o sistema de vendas e as etapas de entrega dos pedidos.

 Dê atenção especial ao atendimento telefônico e aplicativos

Você sabia que as primeiras palavras de um atendimento podem ser decisivas para despertar a simpatia no consumidor? Esse fator pode fazer toda a diferença para que o cliente compre sempre do seu restaurante ou simplesmente busque outros estabelecimentos para um próximo pedido. Por isso, dedique esforços para oferecer:

cordialidade: comece o atendimento com saudações educadas, como “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”. Não se esqueça do “por favor” e do “obrigado”;

slogan: além de mencionar o nome do seu estabelecimento, comunique o slogan de seu negócio e, brevemente, as qualidades que o diferenciam dos demais;

tratamento: procure falar com os clientes recorrentes chamando-os pelo nome. Essa estratégia ajuda a estreitar a afinidade entre as duas partes;

pagamento: tenha a certeza de disponibilizar diferentes opções de pagamentos. Isso faz com que o cliente não se preocupe com dinheiro ou com a limitação de alternativas (algo comum em restaurantes pequenos ou malplanejados).

Outra boa prática é orientar o funcionário a explicar o menu e oferecer possíveis promoções (como algum diferencial ou combo) antes de anotar o pedido. Mas cuidado para que o atendente não se torne um telefonista de telemarketing. Por isso, é preciso manter a informalidade sem insistências e com palavras adequadas.

Para os clientes que fazem pedidos via whatssApp ou Telegran, é fundamental não deixa-los muito tempo esperando a resposta. Ao visualizar e mensagem, responda o quanto antes.

 Treine seus entregadores

A maneira como a entrega é realizada faz diferença para o cliente. Entregadores não capacitados podem cometer alguns erros no trânsito, por exemplo, e quem está vendo pode ter uma má impressão da empresa para a qual eles trabalham. Portanto, para ter um serviço de entrega eficiente e seguro, é necessário:

- treinar os entregadores para que não cometam infrações enquanto “estampam” o nome do seu negócio;

- disponibilizar uniforme padronizado para o fácil reconhecimento de todos;

- ter um sistema de embalagem de qualidade;

- cumprir ou superar o prazo informado ao cliente.

Durante o treinamento, ressalte a importância do contato no momento da entrega. É necessário mencionar o nome do estabelecimento, o nome do consumidor, o pedido de acordo com o que consta na nota e a forma de pagamento. Também é gentil desejar uma boa refeição ao sair. Todas essas etapas mostram ao consumidor que seu negócio é sério e que se importa com a qualidade do serviço.

 Trabalhe com relatórios de vendas

É necessário fazer um trabalho de análise das vendas e dos faturamentos conforme os dias, semanas e meses, a fim de verificar o seu desempenho e traçar metas. Com um bom sistema de gestão para restaurantes, além de contar com um fechamento de caixa simplificado, você ainda pode acompanhar o desempenho geral das vendas do seu estabelecimento. A partir daí, fica fácil implementar melhorias para vender cada vez mais.

 Mantenha o cardápio atualizado

Se você usa técnicas de engenharia de cardápio, sabe que alguns pratos simplesmente não são rentáveis: seja porque os ingredientes são caros ou porque eles não têm muita saída, não vale a pena mantê-los no cardápio.

Não há problema algum em remover determinados itens do menu: você, como empresário, tem que tomar uma atitude. O problema é parar de vender um prato e não fazer a alteração correspondente no cardápio! Novamente, é algo que pode frustrar muito o cliente.

Portanto, mantenha o menu sempre atualizado. Não custa nada! Por mais que alguns clientes possam deixar de fazer pedidos com você, você preserva a reputação do seu estabelecimento.

 Saiba lidar com as críticas

Um problema recorrente em restaurantes é a má aceitação de reclamações ou sugestões. Nesse ramo, é especialmente necessário saber que as queixas são comuns. No fim das contas, elas podem ser utilizadas para otimizar a estrutura do local e o atendimento em geral. Sua equipe deve estar preparada para responder às críticas com iniciativa e gentileza. Em vez de tomar uma postura defensiva, uma boa dica é adotar um tom de compreensão e pedir desculpas. Ofereça também alguma maneira de compensar o desconforto do consumidor. Outra forma de se mostrar acessível e profissional é abrir um espaço online para reclamações. Assim, o cliente terá mais confiança nos seus serviços.

Por fim, fica claro que um bom atendimento no serviço delivery só é possível quando o cliente é tratado com respeito e agilidade. Empresa que não cumpre seus prazos e deixa os clientes esperando com fome, está fadada ao fracasso.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias