Brazi JN Rapidão
Saúde

É necessário reteste para alta de paciente que teve a Covid-19? Sesapi responde

Herlon Guimarães, afirmou que atualmente a indicação para a liberação do paciente está diretamente relacionada à sintomatologia.

20/08/2020 17h58Atualizado há 1 mês
Por: Lameck Valentim
Fonte: 180

Por Apoliana Oliveira/180

 

Respondendo dúvida encaminhada por uma leitora, sobre a necessidade de reteste para alta de pacientes diagnosticados com Covid-19, o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, afirmou que atualmente a indicação para a liberação do paciente está diretamente relacionada à sintomatologia.

Ele explica que há estudos apontando que, mesmo pessoas assintomáticas, que testaram positivo para o novo coronavírus, podem passar pelo menos 90 dias com traços do vírus no organismo.

— Agora, é bom lembrar que do décimo, vigésimo dia, dependendo da gravidade da sintomatologia da pessoa, ela já não replica mais, ela já não transmite mais a doença. Então, o fato de fazer exame para poder dar alta, ele hoje não é indicado ainda — afirma Herlon.

Assim, a realização de reteste poderia dar a falsa informação de que essa pessoa ainda está transmitindo.

— Os estudos dizem que a alta é dada exatamente pela sintomatologia do paciente. Diminuição de febre, diminuição da dor de cabeça, quadro respiratório voltando à sua normalidade, então isso diz que o paciente pode sim ter alta, e não pelo exame realizado — ressalta.

O superintendente também destaca que, por se tratar de uma doença nova, exaustivamente estudada pela comunidade científica, as dúvidas são naturais.

— A gente ainda está, toda a comunidade científica fazendo pesquisas, para que a gente possa realmente ter essas respostas. Estudos indicam que a gente avalie os sintomas do paciente. Então, a alta do paciente se dá exatamente pela sintomatologia, e não por exames — conclui.

Covid-19 no Piauí

O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde informava que o Piauí já acumula 69.839 casos confirmados da doença e 1.660 óbitos em decorrência da infecção. Dos 224 municípios piauienses, apenas Arraial e Canavieira não registram casos de Covid-19.

Nesta quarta-feira (19) o estado do Piauí registrou o menor número de óbitos por coronavirus dos últimos 63 dias. Foram contabilizadas sete mortes. A última vez que o número de mortes em 24 horas foi tão baixo aconteceu no dia 16 de junho, quando foram registrados cinco óbitos.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias