Brazi JN Rapidão
Gordofobia

10 expressões gordofóbicas para tirar do seu vocabulário agora mesmo

Saiba como evitar frases preconceituosas no seu cotidiano.

08/09/2020 15h13
Por: Lameck Valentim
Fonte: Alto Astral

Às vezes, a gente nem percebe, mas muitas das frases que falamos no dia a dia podem ser consideradas gordofóbicas. Por mais que você tenha a melhor das intenções ao falar com uma pessoa gorda, algumas expressões podem ser ofensivas e estão apenas camufladas de elogios.

Para não cometer erros e não ser preconceituoso, é importante escutar, conversar e ler sobre o assunto, a fim de rever o seu vocabulário e entender de forma completa o que cada frase pode significar.

Mas, afinal, o que é gordofobia?

O termo é usado para identificar o preconceito que pessoas gordas sofrem na vida afetiva, social e profissional, sendo discriminadas ou excluídas de alguma forma exclusivamente por não serem consideradas de um peso “ideal”.

Frases gordofóbicas para deixar de usar agora mesmo

1. “Você não é gorda, você é linda!”

E desde quando o fato de uma pessoa ser gorda a impede de ser linda? Os padrões atuais de beleza criaram o ideal de que apenas corpos magros são bonitos, o que está completamente errado. Gorda sim e linda também, uma coisa não anula a outra.

2. “Ela é tão bonita de rosto”

Essa frase, normalmente, vem acompanhada de falas como “só precisava emagrecer” ou então “uma pena que está fora do peso”. Uma pessoa gorda deve ser vista como linda por inteiro e não apenas pelo seu rosto. Você pode até achar que está elogiando, mas, na verdade, está sendo muito preconceituoso.

3. “Você é fofinha, cheinha…”

Na verdade, não, uma pessoa gorda é uma pessoa gorda e não tem nada de errado nisso. Já está mais do que na hora de pararmos de usar eufemismos para nos referir a elas. Precisamos normalizar o uso dessa palavra, pois ela não é um xingamento e muito menos um palavrão, por isso não tenha medo de dizê-la.

4. “Gordice”

A primeira vista essa palavra pode ser inofensiva, mas ela está carregada de preconceito. Isso porque, normalmente, é utilizada para se referir a pratos e refeições com muitas calorias, criando a ideia de que pessoas gordas não consomem alimentos saudáveis ou que comem apenas coisas gordurosas e cheias de açúcar. Não necessariamente um corpo gordo está relacionado com a alimentação.

5. “Olho gordo”

Essa é outra expressão muito comum e que muita gente não sabe, mas também é uma das frases gordofóbicas. Essa ideia se deve ao fato desse termo se referir a algo ruim e associar isso a palavra gordo. Em vez disso, você pode simplesmente substitui-la pela palavra inveja.

6. “Tudo bem se alguém for gordo por causa de um problema de saúde, eu entendo completamente”

Quando dita, essa frase acaba excluindo todas as outras pessoas que são gordas não associadas a algum problema de saúde. Pode parecer que você é compreensível, porém, na realidade, está sendo muito preconceituoso, já que ela passa a ideia de que só é aceitável ser gordo se tiver condição médica relacionada.

7. “Você devia cuidar mais da sua saúde”

Essa expressão possui o mesmo problema da frase anterior, não é porque alguém é gordo que essa pessoa não é saudável. Ela pode sim gostar de se alimentar corretamente ou, até mesmo, praticar exercícios constantemente. Não se engane, pessoas magras também têm problemas de saúde e nem por isso os outros os tratam de forma pejorativa.

8. “Essa roupa não fica bem em você porque você é gorda”

Basta olhar ao redor para ver que na maioria dos anúncios de moda as modelos são magras. Por causa disso, algumas pessoas associam determinadas peças apenas a corpos assim. Isso acaba por limitar e criar a ideia de que gordos não podem utilizar certas roupas, o que é um pensamento totalmente gordofóbico. A moda deve ser feita para todos, indiferente do peso.

9. “Nossa, como eu estou gorda!”

A princípio, essa frase não parece preconceituosa, já que devemos aceitar nossos corpos e que está tudo bem ser gordo. No entanto, o problema está quando ela é dita por uma pessoa magra que engordou alguns quilos, que é o que acontece na maioria dos casos.

10. “Saiba como ter o corpo perfeito para o verão”

Com certeza você já se deparou com essa frases em algum lugar ou, então, viu a expressão “corpo de praia”, certo? No entanto, um biotipo ideal para o verão é aquele que você já tem! Tire da cabeça essa ideia de que só mulheres magras podem usar biquínis, isso não existe, roupas de banho e praias foram feitas para todas as pessoas.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias