Brazitaly
Samuel Valentim
Crônica

Parente importante no STF

Crônica de Júnior Vianna

02/10/2020 12h57Atualizado há 2 meses
Por: Lameck Valentim

*Por Júnior Vianna

 

É bastante festejada na mídia nacional a nomeação do piauiense Kássio Nunes para a seleta Corte Suprema do judiciário do país, porém, não é um fato inédito, visto que outros piauienses já ocuparam assento no STF. A respeito disso, é de bom grado fazer referência que o oeirense Antônio de Sousa Martins foi o segundo a ocupar tão extraordinário cargo durante o governo de Floriano Peixoto.

 Antônio de Sousa Martins foi um dos últimos filhos bastardos do Visconde da Parnaíba e como os demais filhos fora do casamento, teve a oportunidade de fazer suas primeiras letras junto com o intelectual Padre Marcos de Araújo Costa, na Fazenda Boa Esperança, partindo dali para a renomada Faculdade Direito de Olinda.

 Na sua vida pública ocupou diversos cargos de agudo relevo tais como: Promotor Público de Jaicós, Juiz de Direito da comarca de Alegrete e Itapicuru-Mirim no Maranhão, Desembargador da Relação de Cuiabá e Ouro Preto e exerceu o cargo de Procurador da Coroa, Soberania e Fazenda Nacional. No período republicano, em virtude da reorganização da Justiça, foi nomeado, Juiz da Corte de Apelação do Distrito Federal, depois nomeado Ministro Adjunto do Conselho Supremo Militar, Ministro do Supremo Tribunal Federal e por fim o cargo de Procurador-Geral da República.

 O ministro Antônio de Sousa Martins era irmão do Cônego João Souza Martins. Por falta de registro não se pode afirmar se da mesma mãe. a garantia é apenas do genitor, que os deu o tão abastado sobrenome. Antônio e João souberam aproveitar a oportunidade e assim entram para história não apenas por sua filiação, mas principalmente por ter feito valer a educação disponibilizada pelo visconde.

 Oeiras e suas histórias! Um oeirense já foi Ministro do Supremo Tribunal Federal, por essas e outras é sempre bom ler sobre nosso passado.

 

*Junior Vianna é historiador e presidente do Instituto Histórico de Oeiras

 

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias