Brazitaly
Samuel Valentim
Eleições 2020

Santo Inácio e mais três cidades do Piauí terão apenas um candidato a prefeito

Em três destes municípios o atual gestor será candidato à reeleição sem adversários.

12/10/2020 13h15Atualizado há 2 meses
Por: Lameck Valentim
Fonte: G1Piauí

Dos 224 cidades do Piauí, quatro terão eleições com apenas um candidato para o cargo de prefeito e vice prefeito. Assim, cada um deles precisa de apenas um voto para ser eleito. Os municípios são Santo Inácio do Piauí, Simões, Jurema e Caridade do Piauí.

Segundo Aurélio Lobo, especialista em Processo Civil Eleitoral, os candidatos precisam de apenas um voto para serem "eleitos". "Na regra geral, o candidato precisa da maioria absoluta dos votos validos, não se computam os votos brancos e nulos, só os votos válidos dados a candidatos. Então, nesse caso da eleição única, basta que o candidato vá lá votar e alcance uma votação simples", explicou.

Para a cientista política, Beatriz Ribas, o fenômeno da candidatura única pode ser um sinal de comodismo político. Para ela, é fundamental analisar o que teria causado essas candidaturas únicas: se foram impugnadas outras candidaturas concorrentes, ou se isso é reflexo de uma falta de interesse das pessoas dos municípios em participar do processo eleitoral.

Uma democracia pressupõe competição, pluralidade. Os eleitores precisam fazer comparações entre os candidatos, suas histórias, suas trajetórias e seus planos de governo. Isso é saudável para a democracia. Quando não há isso, o eleitor perde referências para comparar”, conta Beatriz.

 "Você não tem escolha", diz estudante

 Em 56 anos de emancipação política, o município de Santo Inácio realizará pela primeira vez eleições com candidatura única à prefeitura. Na prática, o candidato a prefeito precisará apenas de um voto para vencer o pleito do dia 15 de novembro.

O estudante Anderson Ramos, de 17 anos, é morador de Santo Inácio e vai votar pela primeira vez em 2020, mas apenas para vereador. “Se limitando só a um, você não vai poder exercer a real função do voto. Você não tem escolha. E o poder da democracia é esse, o poder de escolher”, disse.

Segundo o historiador Jaílson Valentim, a cidade de Santo Inácio vai ter uma eleição com candidato único pela primeira vez. “Sempre tivemos eleições disputadas, acirradas. Tivemos eleições cujo saldo, a diferença entre os dois candidatos, foram pouquíssimos votos. Já tivemos eleições com mais de dois candidatos. Agora, essa foi diferente”, disse.

Já o prefeito de Santo Inácio e único candidato, Tairo Mesquita (Republicanos), vê a situação como algo positivo, e sinal de que não há divergências sobre a administração pública. "Vejo como um encontro positivo. Se a população toda vendo que está sendo bem atendida, se não tem discriminação, para que mudar?", disse Tairo Mesquita

 Confira as cidades e seus candidatos únicos

 

Santo Inácio do Piauí

A cidade de Santo Inácio do Piauí, cuja distância da capital é uma das que entram na lista de municípios que terá candidato único a prefeito. O atual prefeito, Tairo Mesquita (Republicanos), tentará reeleição dia 15 de novembro e não terá adversário. Tairo foi eleito em 2016 com quase 70% dos votos válidos e é atualmente vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

 Jurema

No município de Jurema, distante 590 quilômetros da capital Teresina, um fato inusitado chama atenção do eleitor. O prefeito Elder Rocha, do Partido dos Trabalhadores, tem direito à reeleição, mas resolveu apoiar sua adversária Kaylanne Oliveira (MDB).

A advogada Kaylanne foi candidata a prefeita do município em 2012 e 2016, tendo inclusive perdido a última eleição para o atual prefeito. Kaylanne Oliveira é candidata única no município.

Caridade do Piauí

Já no município de Caridade do Piauí, distante cerca de 470 quilômetros de Teresina, será o atual prefeito, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho de Caridade (PSD), o único candidato. Conforme apurado, Toninho se elegeu em 2016 e conseguiu o apoio dos nove vereadores do município em 2018. Nenhuma pessoa da oposição quis tentar o embate com o atual gestor.

 

Simões

No município de Simões, o atual prefeito José Wilson de Carvalho, o Zé Ulisses (Progressistas) será candidato à reeleição sem adversário. Simões fica cerca de 450 quilômetros distante de Teresina.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias