Brazitaly
Novembro Negro

REPRESENTATIVIDADE – Pedro Cláudio Vieira: o oeirense DOUTOR em Estruturas e Construção Civil

Oeirense tem artigos publicados em diversos periódicos e em anais de congressos.

24/11/2020 17h21Atualizado há 2 meses
Por: Lameck Valentim

No mês de novembro, em que se comemora o mês da Consciência Negra, o Tô no Mural realiza a série de matérias REPRESENTATIVIDADE, em que conta histórias de homens e mulheres negros de Oeiras e região.

 Conheça um pouco da história de vida do oeirense Pedro Cláudio dos Santos Vieira, que é doutor em Estruturas e Construção Civil. Ele é filho do mestre de obras conhecido como Inácio Trinta e da professora Maria Creusa Vieira. Atualmente ele professor associado da Universidade Federal do Oeste da Bahia e tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica Computacional

 Nasci em 27 de outubro de 1972, às 05h no hospital Deolindo Couto, Oeiras, Piauí. Recordo-me de ter morado numa outra casa antes da definitiva em que hoje residem a minha mãe Maria Creusa e minhas irmãs Maricleyd dos Santos Vieira e Marinacy dos Santos Vieira na Avenida Cônego Cardoso, Bairro Oeiras Nova. Sou casado com Anete Dutra Meira e tenho um filho chamado Elias Victor Meira Vieira.

As minhas primeiras lições escolares foram com a minha querida mãe e professora Maria Creusa a quem agradeço o esmero ao me ensinar. Posso afirmar que até hoje não tive nenhuma dificuldade de aprender ao que me propus. Meu primeiro amigo foi Wodson Almeida a quem considero um irmão. Fui batizado na igreja católica em Oeiras. A minha primeira escola foi o colégio Armando Burlamaqui de 1979 a 1981. Depois foi o Costa Alvarenga de 1982 a 1983. Posteriormente, Farmacêutico João Carvalho de 1983 a 1986. Terminei o 1º grau em 29.12.1986. Nela conquistei meus amigos que ainda permanecem com Cláudia (minha prima médica, do Rosário), João Anselmo, Nonato (ex-padre), Airton, Biraciaba, Everaldo Ferreira da Silva (filho do seu Manoel).

Fui a São Luis/MA tentar fazer a escola técnica em eletrônica, mas não deu certo. Assim, fui estudar em Teresina/PI e morar na casa de minha saudosa tia Elisa Martins (minha segunda mãe, in memoriam) e tio Albismar. Lá, estudei no colégio chamado Geo Trópicos que depois passou a ser o Colégio Objetivo, onde terminei o 2º grau em 27.01.1990. Nesta etapa, obtive amigos como Antônio Mendes (advogado), Francineto (Frank Aguiar), Nelson Júnior, Cairo. Também, adquiri uma nova família na casa de tia Elisa e tio Albismar, ou seja, Maria do Socorro (Socorrinha), Monteiro, João Clebbert, Wilton César (Nénen), Itinho, Celina, Ricardo, Fernanda e minhas primas Solange (a quem considero irmã) e Sandra Martins.

Fiz o vestibular em 1990 para UESPI para o curso de Matemática, no qual passei em 2º lugar, porém não o cursei. No mesmo período, fiz o vestibular para Engenharia Civil na UFPI e fui aprovado em 13º lugar. Logo de início fiz amizades com Jonathan Madeira de Barros Nunes (a quem considero irmão), João Batista, Juvêncio, Benigno, Jesse James e Liana Almeida. Formei em Engenharia Civil em 17.02.1995 com coeficiente de rendimento escolar de 8,5. Fui membro do Centro Acadêmico de Engenharia e fui representante estudantil no Conselho Administrativo da UFPI. Desde o início da minha graduação havia decidido fazer meu doutorado na área de estruturas. Pretendia seguir o caminho de um dos professores que tive prof. Fernando Drumond. Neste período, conheci a mensagem da volta de Jesus ensinada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Li diversos livros junto com a minha prima Solange, dentre os quais destaco o livro O Grande Conflito de Ellen WG. White. Tomei a decisão de batizar, o qual ocorreu no dia 27.11.1993 na IASD Central de Teresina. Conquistei vários amigos e irmãos de fé chegados, aos quais destaco Tonho e Marluce. Próximo a me formar, eu e o meu amigo Jonathan tentamos ir para a Universidade Federal de São Carlos (SP) fazer o mestrado em estruturas, porém por problemas de transporte não conseguimos ir ao local para participar das provas, isso em 1995.

Depois de formado, voltei a Oeiras para a casa de meus pais e surgiu a oportunidade de ir para Brasília devido uma proposta de trabalho que tinha surgido. Voltei a Teresina e depois fui a Brasília, morar na casa de meu tio Sebastião e tia Valdelte em Sobradinho/DF. Logo que cheguei, perdi a vaga para um estagiário da empresa. Tempos depois, fui morar com a minha querida tia Maria da Natividade (Bebé), a minha terceira mãe, irmã do meu pai, na Cidade Ocidental/GO. Lá pude ser membro da IASD Central da Cidade Ocidental. Nesta fase, conheci outros amigos, aos quais destaco Winam, Cicero, Neca e William Alexandre (a quem considero irmão). Surgiu a oportunidade de ir trabalhar no Serviço de Limpeza Urbana (BELACAP) como assessor técnico, sendo nomeado com o cargo de chefe de seção de coleta (recomendo ver o meu lattes para mais detalhes CV: http://lattes.cnpq.br/4752685298064091). Lá adquiri 2 (dois) grandes amigos, a saber, Engenheiros Vicente e João José (meu chefe). Estive trabalhando de 1996 a 1997. Neste ínterim, a minha determinação de fazer o doutorado era forte, sendo assim, tentei entrar no programa de mestrado Pós-graduação em Estruturas e Construção Civil da UnB e consegui no ano de 1996 sem bolsa. Avisei ao meu amigo Jonathan (Jonny) que tinha tentado entrar. Ele estava trabalhando em Teresina com engenharia civil. A vontade dele foi firme e decidida de tentar também. Em 1997, entramos os dois no programa de mestrado do PECC. Lá consegui, mais amigos com Gustavo Veloso, Jorge Antonio Rayol, Lourival Júnior, Ieda Cortez, Anne Neiry e Jocinez (ver mais detalhes na página do PECC http://www.pecc.unb.br/corpo-discente/). Devido as dificuldades de deslocamento de Cidade Ocidental para Brasília decidi ir morar numa casa em Brasília em que outros estudantes de mestrado moravam. Passei a frequentar a IASD da Asa Norte, a partir de 1997 e depois me tornei membro.

Consegui uma vaga na casa de estudante da pós-graduação em que estive morando todo o período de mestrado e doutorado. Devido a dificuldade no desenvolvimento da pesquisa de mestrado, a minha bolsa de estudos acabou e tive que ir trabalhar como professor temporário na Fundação Educacional do DF no ano de 1999. Tive como orientador o prof. Eldon Londe Mello (UnB) e conclui o meu mestrado em 16.12.1999 (mais detalhes no lattes: http://lattes.cnpq.br/4752685298064091). Neste período, eu e Jonathan fizemos a proposta de pré-projeto de criação da faculdade de tecnologia da UESPI (2001). Posteriormente, fui aprovado para cursar o programa de doutorado em Estruturas e Construção Civil no ano 2000. O meu orientador foi o prof. William Taylor Matias Silva que tinha feito o seu doutorado na Universidad Politécnica de Cataluña, Barcelona, Espanha. Desta feita, decidi ir fazer o doutorado na forma sanduiche, o qual estive sobre a orientação do prof. Eugenio Oñate Ibáñez de Navarra no Centro Internacional de Métodos Numéricos em Ingeníeria (CIMNE) de 2002 a 2003. Lá conheci um grande amigo chamado Daniel Garcia Tenorio. Nesta fase fui professor de Engenharia no Centro de Estudos Superiores do Planalto (IESPLAN) de 2005 a 2007.

Conclui o meu doutorado em 09.08.2004. (mais detalhes no lattes: http://lattes.cnpq.br/4752685298064091).  Cabe destacar que em toda a minha trajetória de estudos, nunca reprovei em nenhuma disciplina a qual cursei. Agradeço a Deus Yah por ter me dado as condições para tal realização. No período em que estive na igreja da IASD Asa Norte tive a oportunidade de ser o engenheiro responsável pela construção do novo templo. O mesmo foi construído de 2004 a 2008. Obtive grandes amigos como Gilson Borba, Paulo Ramos e Thadeu Silva. Na IASD Asa Norte conheci a minha amada esposa Anete que tinha ido fazer a graduação em Agronomia.

Próximo de terminar o meu doutorado fiz alguns concursos em obtive sucesso como aprovado em 5 º lugar no Concurso para Professor na Universidade Federal de Juiz de Fora na área de Estruturas, Portaria nº 250, 21 de Julho de 2005 (DOU 22.07.2005) e em 2º lugar no processo simplificado do Ministério da Fazenda , Projeto 2, Nível V (Gerente), (DOU 24.01.2007).

Fui trabalhar no Ministério de Minas e Energia num concurso por tempo determinado como Gerente de Cooperação Técnica Internacional num projeto do Banco Mundial de 2004 a 2009 (mais detalhes em http://lattes.cnpq.br/4752685298064091). Em 2006, fui a Montreal, Canadá para fazer um curso de Planificación Operacional de Proyectos no SETYM Internacional Inc.

Depois disso, passei num concurso público  em que fui  aprovado em 1 º lugar no Concurso para Professor na Universidade Federal da Bahia/Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável/Campus Edgard Santos do Município de Barreiras/BA na área de Estruturas, Portaria nº 860/2009, publicada no Diário Oficial da União de 30/10/2009, seção 2, pág. 20. Atualmente sou professor associado da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Tenho experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado, estruturas metálicas, dimensionamento estrutural, análise estrutural, síntese estrutural, redistribuição de esforços solicitantes, superfícies de interação, regressão linear múltipla, elementos finitos, pesquisa operacional, inteligência artificial, métodos numéricos e inteligência computacional.

 Informações relevantes:

 Cito parte do meu currículo lattes (http://lattes.cnpq.br/4752685298064091):

-Aprovado em 5 º lugar no Concurso para Professor na Universidade Federal de Juiz de Fora na área de Estruturas, Portaria nº 250, 21 de Julho de 2005 (DOU 22.07.2005);

-Aprovado em 2º lugar no processo simplificado do Ministério da Fazenda, Projeto 2, Nível V (Gerente), (DOU 24.01.2007)

-Aprovado em 1 º lugar no Concurso para Professor na Universidade Federal da Bahia/Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável/Campus Edgard Santos do Município de Barreiras/BA na área de Estruturas, Portaria nº 860/2009, publicada no Diário Oficial da União de 30/10/2009, seção 2, pág. 20.

Artigos completos publicados em periódicos

1- VIEIRA, P.; MATIAS SILVA, W. . Elastoplastic analysis of steel frames with interaction surfaces in stress resultants obtained for multiple linear regression. Revista Internacional de Métodos Numéricos para el Cálculo y Diseño en Ingeniería, v. 35, p. 1-34, 2019.

2- VIEIRA, PEDRO CLÁUDIO DOS SANTOS; SILVA, GILLIARD NUNES . Algoritmos genéticos para otimização de custos de redes de distribuição de águas com critérios de projeto e o método de newton para as equações de fluxo. CIÊNCIA & ENGENHARIA, v. 26, p. 69-79, 2018.

3- VIEIRA, P.C.S.; SILVA, W.T.M. . Análise elastoplástica de estruturas aporticadas com superfícies de interação obtidas por regressão linear múltipla. Revista Internacional de Métodos Numéricos para Cálculo y Diseño en Ingeniería, v. 29, p. 175-187, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

1- VIEIRA, Pedro C. S.; SILVA, William Taylor Matias . Geração de superfícies de interação pelo método da regressão linear múltipla com o modelo de dano em vigas de Timoshenko 3D - Aspectos Teóricos. In: XXIV CILAMCE 2003, 2003, Ouro Preto. XXIV CILAMCE 2003. Ouro Preto: UFOP-MG, 2003.

2- VIEIRA, Pedro C. S.; MELO, Eldon Londe ; BEZERRA, L. M. . Síntese Estrutural de Pórticos Espaciais com Diferentes Graus de Redistribuição de Esforços Solicitantes. In: XXI CILAMCE 2000, 2000, Rio de Janeiro. XXI CILAMCE 2000. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2000.

3- VIEIRA, Pedro C. S.; MELO, Eldon Londe ; BEZERRA, L. M. . Graus de Redistribuição de Esforços Solicitantes em Estruturas de Pórticos Espaciais. In: II Simpósio de Produção Científica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), 2000, Teresina. Anais do II Simpósio de Produção Científica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Teresina: UESPI-PI, 2000.

4- VIEIRA, Pedro C. S.; MELO, Eldon Londe ; BEZERRA, L. M. . Síntese Estrutural e Análise Modal de Pórticos Espaciais com Diferentes Graus de Redistribuição de Esforços Solicitantes. In: Jubileo Prof. Julio Ricaldoni – XXIX Jornadas Sudamericanas de Ingeneria Estructural, 2000, Uruguay. Anais das XXIX - Jornadas Sudamericanas de Ingenieria Estructural.. Montivideo, 20

 Blog: https://pmne.wordpress.com/

Canal do youtube: https://www.youtube.com/user/Thunsho

 

 

 

 

9comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias