Brazitaly
Ano atípico

Celebração diferente do Natal é uma das marcas deixadas por 2020

Como uma maneira de celebrar o feriado com segurança, famílias tiveram que repensar, suspender ou até mesmo substituírem as tradições.

25/12/2020 17h30
Por: Lameck Valentim
Fonte: Laís Vitória/ JTNEWS

Em boa parte dos lares, o Natal ocorreu de forma diferente, em 2020: pela internet e com muitas famílias separadas. Assim como o restante do ano, as celebrações foram atípicas. Como uma maneira de celebrar o feriado com segurança, famílias tiveram que repensar, suspender ou até mesmo substituírem as tradições.

O formato deu espaço a novos jeitos de estar junto de quem se ama. Ainda que a distância. Algumas famílias optaram por videoconferências, enquanto outras escolheram não reunir pessoas de fora da mesma casa, houve ainda, quem fizesse o jantar da noite natalina com menos pessoas.

Para quem não abre mão de celebrar o dia, o ideal foi se reunir apenas com pessoas que já moram na mesma casa. "O núcleo que já está em contato todo dia representa, obviamente, um risco menor. Esse núcleo já vai estar familiarizado. Se você adicionar alguém com quem não tem esse contato diário, vai adicionar risco. Não tem outra coisa – é risco, sempre", explica o infectologista Jamal Suleiman.

E ainda temos a festa de réveillon. Para quem pretende comemorar com outras pessoas fora do círculo diário, algumas medidas podem minimizar a chance de contaminação, como ambiente ventilado, máscara, álcool em gel e distanciamento físico.

Para muitas famílias, o feriado tem valor afetivo dobrado e não pode passar em branco. Se decidir fazer uma reunião presencial, uma forma de minimizar os riscos é escolher um lugar aberto.

 Veja algumas dicas da Fiocruz:

 -Use máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo;

-Tenha um saco para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo e a mantenha limpa e seca entre os usos;

-Tenha uma máscara limpa extra, para o caso de necessidade de troca;

-Evite aglomerações e mantenha a distância de, pelo menos, dois metros entre os participantes;

-Evite apertos de mão ou abraços;

-Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados;

-Evite o uso de ar condicionado;

-Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias