Brazitaly
Opinião

Adeus, inércia!

Por Carlos Rubem

14/01/2021 17h09
Por: Lameck Valentim

Por Carlos Rubem

 Qualquer pessoa que venha tomar conhecimento das linhas arquitetônicas do prédio em que abrigou a antiga Fábrica de Laticínios dos Campos, inaugurada em 1897, então possessão de Oeiras, que deu origem ao município de Campinas do Piauí, fica embasbacado com a sua beleza estética. Imaginem o impacto de civilizatório que este empreendimento fabril causou aos oi moradores dos Sertões de Dentro do Piauí naquela época!

 Tal construção está em ruinaria há muito tempo, embora tenha sido acautelada por tombamento em nível estadual e federal. Os cidadãos campinenses e muitas outras vozes clamam para sejam tomadas providências urgentes visando a restauração daquele monumento que muito representa a nossa identidade sertaneja.

 Algumas tentativas visando aquele desiderato já foram esboçadas, mas todas fracassaram em face de diversas razões que não cabem aqui elencar.

 Confio muito no propósito do SESC/PI que pretende fazer vultuoso investimento para transformá-lo no Centro Cultural Dr. Antônio Sampaio, o idealizador daquele cometimento, que tinha como escopo, inclusive, o aproveitamento da mão de obra dos negros nacionais pós Abolição da Escravatura (1888). Vai atender, principalmente, a juventude daquela esquecida região tão ávida e carente de ensino profissionalizante.

 Neste sentido, realizou-se hoje (14.01.2021), na Secretaria de Cultura do Piauí - SECULT, uma profícua reunião entre o Secretário Fábio Novo; o Dr. Valdeci Cavalcante, representando o SESC/PI, o prefeito daquela cidade, Dr. Jomário, dos arquitetos Olavo Pereira, Edmo Campos, Patrícia Mendes, o Agente Técnico José Alexandre e o garatujador destas anotações.

 Já houve muitos desencontros na consecução deste elevado objetivo. Falta de real comprometimento, zelo público.

 Garanto que, com a pegada segura e resoluta do Dr. Valdeci à frente do SESC/PI, a coisa vai se deslanchar, tomar outro impulso. Afinal, conservar é transformar.

 Adeus, inércia!

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias