Brazitaly
Vacinação

Nove cidades do Piauí têm mais pessoas imunizadas que casos de Covid

São cidades pequenas com menos de sete mil habitantes e localizadas no Sul do Piauí.

VIVER BEM - SAÚDE É O QUE INTERESSA!

VIVER BEM - SAÚDE É O QUE INTERESSA!Importantes dicas de saúde para você viver bem!

23/03/2021 18h31
Por: Lameck Valentim
Fonte: Meio Norte

Cortejo pelas principais ruas da cidade, com sirene da ambulância ligada; aviso em carro de som sobre locais, horários e grupos prioritários; propaganda em emissora de rádio e divulgação e envio de vídeos dos primeiros vacinados pelas redes sociais. Essas foram algumas estratégias adotadas por gestores de nove cidades piauienses logo após receberem o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 - ainda no mês de janeiro, para incentivar a vacinação. Dois meses depois, esses municípios já acumulam mais pessoas imunizadas, ou seja, com as duas doses, do que casos confirmados da doença.

São cidades pequenas com menos de sete mil habitantes e localizadas no Sul do Piauí. Em um ano de pandemia acumulam, juntas, menos de 400 casos, com 17 pessoas mortas. E apesar dos óbitos, todos os municípios apresentam taxa de mortalidade abaixo da média estadual, que é de 113,56 por grupo de 100 mil habitantes. Já na outra ponta, quase 500 pessoas que residem nesses nove municípios já tomaram as duas doses do imunizante CoronaVac, produzido pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. A maioria dos imunizados são profissionais de saúde.

Foi emocionante. Me senti privilegiada por ser contemplada e muito agradecida, principalmente porque a vacina é única saída nesse momento”, comemora a jovem enfermeira Drielle Arrais Pereira, de 31 anos, que se formou em dezembro de 2019 e um ano depois já estava atuando na Secretaria de Saúde do Município de Paes Landim. ”Foi o meu primeiro emprego e estou na linha de frente contra a doença. Nós estamos com expectativa de vacinar toda a população logo logo”, completou.

Além dos profissionais de saúde que já foram vacinados em quase sua totalidade, os idosos com mais de 90 anos de idade são outro grupo com grande percentual de imunizados. De acordo com as secretarias de saúde das nove cidades, a média geral de vacinados nessa faixa etária chega a 80%. Porém, no município de Cajazeiras do Piauí, todos os idosos com mais de 90 anos já foram imunizados por completo, sendo que o índice por lá é de 100% de cobertura. Outros 31 profissionais de saúde da cidade também já estão protegidos com duas doses da vacina.

Temos na cidade cerca de 20 idosos com mais de 90 anos e todos já estão devidamente imunizados. Além disso, também já aplicamos a primeira dose em todos os idosos com idade entre 89 a 80 anos. Eles agora aguardam o agendamento marcado para tomar a segunda dose”, informou Marcos Vinicius, coordenar do Núcleo Ampliado de Saúde da Família de Cajazeiras do Piauí, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem menos de 3,5 mil habitantes. Entre as nove cidades com mais imunizantes é o de menor população.

Última cidade piauiense a registrar a morte de um prefeito por Covid-19, São Braz do Piauí, no extremo sul do Estado, é outra a somar mais vacinados do que infectados pela doença. A morte do gestor Nilton Pereira Cardoso (MDB), ocorrida em novembro do ano passado, e segundo seu irmão, Humberto Cardoso, secretário de saúde do município, foi o maior alerta para que as medidas contra a doença fossem intensificadas. “Por isso, quando o primeiro lote da vacina chegou em São Braz, fizemos um desfile, sim, com elas em ambulância, carro da polícia e sirene ligada. O início da esperança” destacou.

Além do ex-prefeito, outras duas pessoas morreram em São Braz do Piauí. Apesar disso, 53 pessoas estão imunizadas na cidade e o último registro positivo da Covid-19 ocorreu há mais de duas semanas. Em São José do Peixe, segunda cidade menor das nove com mais imunizados, a vacinação em duas doses já atingiu quase 59 pessoas, maioria idosos com mais de 90 anos de idade. “A vacinação aqui ocorre em domicílio nessas faixas etárias maiores. Vamos a cada casa para fazer a vacina e assim evitar as aglomerações”, enfatizou Celso Antônio, prefeito de São José do Peixe.

Essa semana, mais doses estão sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde para todo o país. O Piauí recebeu quase 64,5 mil novas doses para dar continuidade da campanha de vacinação. Até o momento, quase 177 mil doses, entre primeira e segunda, já foram aplicadas em todo o Estado.

 

Confira os números:

Cidade – Casos – Imunizados (duas doses)

Cajazeiras – 31 – 49

São Braz – 44 - 53

São Francisco de Assis do Piaui – 36 - 59

São José do Peixe – 47 - 59

Paes Landim – 37 - 51

Santa Filomena – 70 - 71

Capitão Gervasio Oliveira – 41 - 62

Campo Alegre do Fidalgo – 58 - 66

Ribeira do Piaui – 27 – 29

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias