Brazitaly
Vacinação

Covid: Piauí vai destinar 50% das vacinas para público em geral

A medida foi aprovada hoje pela Comissão Intergestores Bipartite (CiB).

09/06/2021 22h45Atualizado há 1 semana
Por: Lameck Valentim
Fonte: Cidade Verde

A partir desta quarta-feira (9), 50% das vacinas contra a covid-19 que chegarem ao Piauí serão destinadas para o público em geral, de 18 a 59 anos. A medida foi aprovada hoje pela Comissão Intergestores Bipartite (CiB). A CIB é um fórum de deliberação em âmbito estadual, abrangendo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

A Comissão decidiu ainda que 30% das vacinas serão usadas para dar sequencia à imunização do público com comorbidades e deficiência e 20% para os grupos que forem reconhecidos pelos Conselhos Municipais de Saúde de cada cidade como prioritários. 

De acordo com Leopoldina Cipriano, vice-presidente do Cosems, a forma como se dará a vacinação ficará a cargo dos municípios.

"O uso será por faixa etária, além de 30% para grupos prioritários. Mas ficará a critério da gestão municipal definir se coloca todo mundo apenas por faixa etária", explica a vice-presidente.

Leopoldina, que é secretária de saúde em Miguel Alves, disse que ontem vacinou 780 pessoas na cidade já seguindo o critério de vacinar apenas por faixa etária.

"A vacina vai andar muito mais rápido, já que comorbidade é a maior confusão para vacinar nos municípios. Todo mundo quer ser prioridade. Nós vacinamos ontem 780 pessoas e chamamos quem tem de 50 a 59 anos. Todo mundo dessa idade pode se vacinar. Já com comorbidade está liberado a partir dos 18 anos", afirmou, ressaltando que a campanha vai se repetir nesta quinta.

Pela decisão da CIB desta quarta, as 54.500 doses da vacina do laboratório AstraZeneca que chegam na madrugada desta quinta-feira, 10, já devem seguir o novo cronograma de distribuição.

No sábado, o governador Wellington Dias afirmou que existe a possibilidade de todos os piauienses com mais de 18 anos serem vacinados contra a Covid-19 até o mês de outubro.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias